Skip to content

Pink Floyd Singles – Primeira Parte

07/06/2011

Março de 1967.  Arnold Layne & Candy and a Currant Bun

O primeiro single do Pink Floyd trás as duas faixas acima e o objetivo era preparar a chegada do LP ” The Piper at the Gates of Dawn “.

Pink Floyd Arnold Layne 1

A polêmica Arnold Layne é sobre Arnold, um ladrão de varais que rouba roupas femininas. O hit projetou a banda no mundo pop e causou diversas reações no público e na mídia. Para Syd não havia nada demais no tema da canção, pois conforme sua declaração para a imprensa ” … Todos sabemos que isso acontece… é uma realidade e não há nada demais… ” . Na verdade Syd Barret foi um dos precurssores de temas polêmicos sobre sexualidade em canções. O clip da música é um dos melhores da primeira fase do Pink. Foi feito à beira da praia e além dos 4 há um quinto personagem que é Arnold representado por um manequim vestido com terno e chapéu. O manequim é travestido com uma máscara de mulher e roupas femininas. O clip termina com a banda toda usando máscaras femininas. Arnold Layne morre, sua cabeça é arrancada e o resto do corpo é carregado pela banda. A última frase da letra é “Arnold Layne, não faça isso de novo!”

Arnold Layne Pink Floyd

A linha de baixo de Waters em uníssono com a guitarra de Barrett dão toda sustentação à harmonia. Richard preenche os vazios com seu teclado e a bateria de Mason é bem discreta. Mas a música, como um todo, tem um ótimo punch, é um soco no estômago.

Pink Floyd Arnold Layne

O lado B é o que se poderia esperar para a época. Sem tirar o destaque de Arnold Layne a canção “Doce e Um Bolo de Groselha” é inocente, ingênua, com um pequeno acento experimeltal no último compasso. Pode-se até dizer que é dançante e não vai além de coisas que os Beach Boys já faziam desde 1961.

O single como um todo reflete bem a proposta do “The Pink Floyd” – nome que a banda usava na época e teve o efeito esperado. Esse é um compacto que eu gostaria de ter na minha coleção.

Doce E Um Bolo De Groselha (Candy And A Currant Bun)

Ó minha garota sentada no céu/ Vá comprar doces e encorajamento/ Eu gosto de ver você chorar/ Volte/

Ó, não fale comigo/ Apenas transe comigo/ Por favor, você sabe, estou me sentindo frágil/ Fale, fale, fale comigo/ Apenas caminhe comigo/ Por favor, nenhum sentimento efêmero/

É verdade que o Sol brilha/ É você que amarei esta noite/ Sorvete é gostoso à tarde/ Sorvete é gostoso bem cedo/

Ó, não me toque criança/ Por favor – não!/ Você me deixa selvagem/ Por favor, você sabe que eu estou frágil

Não tente outro gato/ Não vá onde outro… você deve saber o porquê/ Muito, muito frágil/

Ó minha garota sentada no sol/ Vá comprar doces e um bolo de groselha/ Eu gosto de vê-la correr/ Gosto disso

 

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Este post continua em: https://paintboxtalks.wordpress.com/2011/06/08/pink-floyd-singles-parte-2/

e em: https://paintboxtalks.wordpress.com/2011/06/09/pink-floyd-singles-3/

e em: https://paintboxtalks.wordpress.com/2011/06/12/pink-floyd-singles-final/

MAIS SOBRE ARNOLD LAYNE NO SUPER-POST https://paintboxtalks.wordpress.com/2013/02/18/proibida-na-radio-london-arnold-layne-syd-barrett-1967-traducao/

From → Pink Floyd

Deixe um comentário

