Skip to content

Pink Floyd, Obscured By Clouds II – O Filme

21/11/2011

Parque Ecológico em 15 de Novembro, por Tb.

La Vallée é  um filme francês de 1972 produzido e dirigido por Barbet Schroeder. Os personagens principais são Viviane (Bulle Ogier), Gaetan (Jean-Pierre Kalfon), Hermine (Valérie Lagrange), Olivier (Michael Gothard), Yann (Jérome Beauvarlet), Monique (Monique Giraudy), e a Tribo Mapuga e seus Chefes. Filmado em Techniscope e Eastmancolor, o filme tem a trilha sonora composta pelo Pink Floyd, trilha que cristalizou-se no álbum Obscured By Clouds.
Viviane é a jovem esposa do Cônsul Francês em Melbourne que deseja encontrar as raras penas do Pássaro do Paraíso, um animal quase extinto que vive em Papua, Nova Guiné. Após encontrar as raras penas Viviane deseja vendê-las nas boutiques de Paris. No caminho, Viviane acaba por unir-se à expedição de Olivier e Gaetan que procuram o Vale Obscurecido Pelas Nuvens, que não consta no mapa da Ilha, e cuja existência ainda não foi comprovada. Aprofundando-se cada vez mais na selva da Nova Guiné, a expedição transforma-se numa viagem de auto-descoberta e confronto entre a cultura nativa e a civilização ocidental. Os aventureiros encontram a tribo Mapuga e conhecem em seus rituais: uma nova forma de viver seus sentimentos, sua humanidade. A busca pelo Paraíso termina com a chegada ao Vale, após muito sofrimento e esforço. A expedição deixa até os cavalos para trás e segue à pé.
Em entrevista, Barbet comenta que o Vale desconhecido corresponderia à regiões inexploradas do cérebro humano, da mente. Assim, seus personagens fogem às características dos heróis clássicos para pessoas que vão se descobrindo durante o filme. A descoberta de si mesmo precisava de um cenário adequado, por isso a escolha de Papua Nova Guiné, por ser um lugar pouco explorado no qual era possível encontrar tribos vivendo em estado ainda primitivo. Barbet chega a citar a inspiração vinda dos filmes de Glauber Rocha com seus personagens místicos habitantes dos campos. O contraponto na vida real, para a ficção de La Vallée seria o movimento hippie, com seu espírito aventureiro e seus ideais de liberdade, amor, e humanismo. O filme tem começo, meio e fim. Segue uma estrutura programada – com improvisações nas cenas tribais – e consegue deixar aberta para o espectador a possibilidade de tirar suas próprias conclusões sobre a necessidade de um retorno à vida mais próxima à natureza.No próximo e último post sobre Obscured By Clouds analisaremos as músicas do álbum. Abraços Progressivos!!! Paintboxtalks:) Este post inicia em:https://paintboxtalks.wordpress.com/2011/11/16/pink-floyd-obscured-by-clouds-i-ou-la-vallee-de-barbet-schroeder-1972/
E contibua em:https://paintboxtalks.wordpress.com/2011/11/23/obscured-by-clouds-iii-e-final-as-musicas/

Anúncios

From → Movie, Pink Floyd

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: