Skip to content

Carlos Castaneda – O Caminho Do Guerreiro 3 – Viagem A Ixtlan 2

05/01/2013

carlos-castaneda-viagem-a-ixtlan

Dom Juan conta a Castaneda que é um índio yaqui do Arizona, mais precisamente do Deserto de Sonora (Sonoran Desert, ou Deserto de Gila) localizado na fronteira entre os EUA e o México. O deserto estende-se pelos estados americanos do Arizona e California e pelos estados mexicanos de Sonora, Baja California e Baja California Sur. Apresenta fauna e flora únicas – o cacto saguaro, por exemplo. Castaneda conta um detalhe impressionante de suas origens: é da América do Sul, mas não revela de que país.

Apagar a História Pessoal

…é o próximo passo no caminho do aprendizado de Castaneda. Para aprender sobre plantas, Dom Juan sugere que “Comece com coisas simples, assim como não revelar o que você realmente faz. Depois, deve abandonar todas as pessoas que o conhecem realmente bem. Assim, você construirá uma névoa em torno de si.” p.30  (Esse conceito de névoa virá a ser explorado na série Percy Jackson e Os Olimpianos de Rick Riordan). Don Juan prossegue  dizendo que “…Pessoalmente gosto da liberdade total de ser desconhecido…”p.30.  “… nós só temos duas alternativas: ou consideramos tudo certo e real, ou não. Se aceitarmos a primeira, acabamos caceteados mortalmente conosco e com o mundo. Se adotarmos a segunda e apagarmos a história pessoal, criamos uma névoa em volta de nós, um estado emocionante e muito misterioso, em que ninguém sabe de onde sairá o coelhinho, nem mesmo nós.”p.31.

A incerteza gera insegurança, mas também cria o estado de alerta. E seres que possuem como companheira de viagem a Morte ao seu lado esquerdo precisam estar atentos a tudo. Precisamos dizer adeus à importância que nos atribuímos e que é uma âncora no caminho do aprendizado.

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: