Skip to content

Procol Harum 1 – 1967 – Um Dos 50 Álbuns Que Criaram O Rock Progressivo

23/02/2013

Procol Harum 1

O Procol Harum estreou em 1967 com seu álbum homônimo “Procol Harum”. Houveram três versões do álbum, conforme o local de lançamento, assim, o álbum inglês é diferente do americano, que é diferente do alemão – cada um contém algumas faixas que os outros não possuem. Quando lançado em CD, o álbum ficou diferente de suas três versões anteriores. A versão americana do álbum com a faixa de abertura mais famosa de todos os tempos: A Whiter Shade Of Pale. Foi com essa música que o rock progressivo teve as portas do mercado abertas na América. A Whiter Shade Of Pale chegou ao primeiro lugar das paradas inglesas depois de o Procol Harum realizar seu primeiro ao vivo abrindo para Jimi Hendrix. O progressivo do Procol Harum tem características barrocas e clássicas, que encontram-se em todos os seus álbuns, o que torna a banda “natural born rock prog”. Mas o psicodelismo dos anos 60, o art rock, o blues e o folk também estão presentes em seus trabalhos.Outras faixas importantes do primeiro álbum: Mabel,Cerdes (o riff de teclado, assim como em A Whiter Shade Of Pale, riff semelhante ao de Ballad Of A Thin Man, do Dylan, Highway 61), Kaleidoscope com sua atmosfera experimental,Repent Walpurgis (instrumental) não ficou famosa no mundo pop, mas certamente serviu de parâmetro para muitas outras bandas da época e atuais (metal melódico) principalmente pela guitarra de Robin Trower. Ouça Repent Walpurgis e A Whiter Shade Of Pale, são as melhores faixas do álbum. A duração das faixas – ultrapassando o padrão de 3 minutos também é outra característica do rock prog que o Procol Harum trouxe desde o princípio.

A formação a banda para este álbum foi:  Matthew Fisher-orgão,Dave Knights-baixo,B.J. Wilson-bateria,Robin Trower-guitarra,Gary Brooker-vocais,piano,Keith Reid-letras,Ray Royer-guitarra em “A Whiter Shade of Pale” (no lugar de Robin Trower),Bill Eyden-bateria em “A Whiter Shade Of Pale”.

Faixas da versão lançada nos Estados Unidos (compostas por Gary Brooker,Keith Reid e Matthew Fisher) “A Whiter Shade of Pale”,”She Wandered Through the Garden Fence”,”Something Following Me”,”Mabel”,”Cerdes(Outside the Gates Of)”,”A Christmas Camel”,”Conquistador”,”Kaleidoscope”,”Salad Days(Are Here Again)”,”Repent Walpurgis”

Próximo: https://paintboxtalks.wordpress.com/2013/03/08/procol-harum-shine-on-brightly-1968/

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Anúncios

From → Procol Harum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: