Skip to content

Iron Butterfly – In A Gadda Da Vida 1968 – O Primeiro Heavy Metal Da História

09/04/2013

In A Gadda Da Vida

In A Gadda Da Vida é o segundo álbum de estúdio banda norte-americana Iron Butterfly. Lançado em 1968, In A Gadda Da Vida teve tanta repercussão que entrou para a lista dos 40 álbuns mais vendidos da história do Rock. Suas vendas superaram os 30.000.000 de cópias, e já ganhou quatro Platinas – é tido como o primeiro álbum americano a ser agraciado com Disco de Platina – além de ter ficado em 4º lugar na Billboard após o lançamento, e ainda permaneceu no topo das paradas por dois anos seguidos. O álbum divide-se entre as cinco faixas do lado A e uma única que toma conta de todo o lado B, a canção título, In A Gadda Da Vida, todas compostas por Doug Ingle, com exceção de Termination. A grande sacada deste álbum com formato esquisito e que cai na mesma armadilha de Something Magic, do Procol Harum, é que o lado B não é conceitual, mas sim uma grande, ácida, mórbida e embaralhada “canção instrumental” em forma de jam. In A Gadda Da Vida é o grande ícone do rock ácido. Diz a lenda que a música e o álbum deveriam chamar-se “In the Garden of Eden” (ou In The Garden Of Life), mas o grupo estava tão chapado de álcool e pedra que ninguém conseguia pronunciar corretamente as palavras e durante a gravação também não conseguiam achar um fim para a música, que tornou-se a famosa jam de 17 minutos e ganhou a alcunha de “epítome do excesso ácido-psicodélico”, o que, afinal de contas, caía como uma luva para o movimento Power Flower; também é dito que numa das demos, um dos músicos – pra lá de bêbado – escreveu na capa o título “In A Gadda Da Vida”, que a gravadora achou interessante e místico (o esoterismo também era moda) e acabou adotando o nome para o álbum. In A Gadda Da Vida também foi a primeira música da história do rock a ser classificada como Heavy Metal, é a obra-prima do Iron Butterfly e levou a banda para o topo, da noite para o dia.

Faixas: Most Anything You Want,Flowers and Beads,My Mirage,Termination,Are You Happy,In-A-Gadda-Da-Vida

Formação da banda neste álbum: Doug Ingle(teclados e vocal),Erik Brann(guitarra, backing vocals, e vocal em Termination),Lee Dorman(baixo, backing vocals),Ron Bushy(bateria e percussão)

In A Gadda foi sampleada pelo músico de Hip Hop, Nas, nas músicas “Thief’s Theme” e na faixa título de seu álbum Hip-Hop is Dead de 2006. A canção também aparece nos Simpson’s, no episódio “Bart Sells His Soul”. Pesquisando no site Whosampled.com encontraremos mais informações e veremos que a música sampleada também foi inserida em Livin’ La Vida Loca de Ricky Martin, em Polkas on 45 de “Weird Al” Yankovic, em Deadweight do Beck,e também em In-A-Gadda-Stravinsky de Frank Zappa. Veja mais detalhes em WhoSampled.com

As faixas do lado A seguem a mesma linha do álbum Heavy, um pouco mais elaboradas e até ingenuamente românticas. É como ouvir o primeiro álbum do Moody Blues, Go Now. Termination tem algo especial, um swing que nunca encontrei em outra banda. de rock. My Mirage é puro Doors, confirmando o que eu já disso no Post d o álbum Heavy. Vejo uma sutil ligação com Hendrix que lançou Are You Experienced em 1967 e o título da última faixa do lado A, Are You Happy.

No Jardim Da Vida (In A Gadda Da Vida)

No jardim da vida, querida,/ Você não sabe que eu amo você?/ No jardim da vida, amor,/ Você não sabe que eu vou sempre serei verdadeiro?/   Oh, você não quererá vir comigo/ e segurar minha mão?/ Oh, você não quererá vir comigo/ e andar por esta terra?/   Por favor, pegue minha mão!/

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Anúncios

From → Iron Butterfly

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: