Skip to content

Iron Butterfly – Metamorphosis – 1970

13/04/2013

Iron Butterfly Metamorphosis

Metamorphosis é o quarto álbum de estúdio da banda Iron Butterfly, e foi lançado em agosto de 1970. A banda segue experimentando novas fórmulas que aproximam suas músicas – New Day – do soft rock. Shady Lady traz Mike Pinera nos vocais e o resultado é impressionante. A voz rouca de Pinera antecipa algo do que David Coverdale viria a apresentar como vocalista do Deep Purple após meados dos anos 70. Além disso, Shady Lady começa com muito pouco volume e dá-se a impressão de que estamos a ouvir um rádio, até que a canção vem para frente e o quadro forma-se como num passe de mágica – semelhante ao que o Pink Floyd fez em Wish You Were Here (1975). Slower Than Guns, com Richard Podolor tocando sitar, é um folk bucólico, algo de arrepiar – aqui o vocalista é Doug Ingle – e mostra o amadurecimento da banda, mas outras faixas do álbum, como Stone Believer – também com Mike Pinera nos vocais – e o hit “Easy Rider” fariam com que ela ficasse em segundo plano. Metamorphosis não obteve tanto sucesso quanto seus antecessores, mas obteve boas colocações nas paradas de sucesso, chegando a estar entre os primeiros 20 lugares nos EUA e Easy Rider entrou na Billboard na 66ª posição. A presença de Mike Pinera e Larry “Rhino” Reinhardt na banda trouxe o álbum mais para o rock’n roll e isso pode ter decepcionado um pouco os fãs. Para completar, Metamorphosis, fecha com a faixa Butterfly Bleu, um rock pra lá de progressivo em que a banda resolve brincar com uma Talk Box, tornando-se pioneira no uso da caixinha.

Faixas: Free Flight,New Day,Shady Lady,Best Years of Our Life,Slower Than Guns,Stone Believer,Soldier in Our Town,Easy Rider,Butterfly Bleu

Formação da banda neste álbum: Doug Ingle,Lee Dorman,Ron Bushy

Músicos adicionais: Mike Pinera,Larry “Rhino” Reinhardt,Richard Podolor,Bill Cooper

O Cara Da Estrada (Easy Rider)

A plebe segue pela rua/ Com correntes e bolas de ferro nos pés/ Esperando pelo final de semana/ Mas o “cara da estrada” já superou rudo isso/ porque/o “cara da estrada” é um planador/ (o cara) Liberdade Todo dia/(da estrada)/ o cara da estrada, o cara planador/ Deixando o vento mostrar o caminho/ é só o que ele faz/ Liberdade!Liberdade!/Puts a rocket in Pôs um foguete no bolso/Quando amanhece/Precisa de um beijo de despedida/ Você sabe que ele não pode ficar/(de quem estou falando)/ O cara, o cara, o cara da estrada/ Indo na boa, indo pra onde/ Cansado de ficar sozinho/ Oh, as estradas estão chamando você/Volte para o seu lugar /Oh, monta e acelera!/ Estou falando do cara…

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Anúncios

From → Iron Butterfly

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: