Skip to content

Tradução da Palestra “Como Ser Bem-Sucedido” de Steve Vai

18/06/2013

Steve Vai Palestra 1

“HÁ  três coisas que eu penso serem as perguntas mais frequentes que a maioria das pessoas e jovens músicos fazem. UMA delas é “Como me saio bem nesse negócio?”, quer dizer, como faço uma gravação, divulgo meu trabalho, como faço com que as pessoas ouçam meu trabalho e alcanço o sucesso? ACHO que a primeira coisa é identificarmos o que realmente queremos. Porque seja o que for que você realmente deseja, é isso que saíra de dentro de você. AQUILO com o quê você se sente mais confortável, é o que você fará de melhor, pois já é o que você faz melhor, sabe, eu por exemplo, tenho pontos fracos e pontos fortes, e eu não trabalho minhas fraquezas, eu as ignoro e cultivo meus pontos fortes. O NÍVEL de conhecimento que nós temos de qualquer coisa é um reflexo da capacidade que temos de nos concentrar naquilo, porque a única cois que prende você, ou lhe puxa pra trás, é a maneira como você pensa. PENSE em uma música que você gostaria de saber tocar, uma música que esteja além do seu alcance, pense naquela música agora e imagine um quadro em que você está tocando aquela música, esta é a primeira parte do exercício para realizar o que você quer. Enquanto se imagina tocando, imagine como ela soa: perfeita. VEJA e ouça você mesmo tocando, com elegância, com beleza, mesmo que seja uma faixa agressiva de metal, seja o que for, mas veja-se tocando a música do começo ao fim, com perfeição e competência. QUANTO mais você conseguir cristalizar aquela visão, mais próximo você estará de ser aquela visão e realizando a profecia. VAMOS FALAR de prática, e vamos falar sobre gastar tempo para atingir seu objetivo. Porque eu sei quais são as queixas: nós temos obrigações, responsabilidades, temos tantas coisas que precisamos fazer… COMO ENCONTRAMOS TEMPO PARA TOCAR O INSTRUMENTO? Eu recomendo que você reserve um tempo que seja seu, para você, um tempo em que você vai se calar, vai desligar o telefone, vai desligar a Internet e vai sentar-se e focar seu objetivo. SEMPRE QUE SE SENTIR DESANIMADO volte para aquele grande quadro que imaginamos, volte para aquele lugar excitante, é assim que se trabalha. Você vai para o grande quadro, vai para a coisa CHI, porque aquilo está tão cristalizado na sua cabeça, que bastará lembrar-se de você mesmo tocando, para ver que você já sabe fazer aquilo. E AGORA VOCÊ PENSA EM “VAMOS AO TRABALHO”, mas não é trabalho, não há trabalho envolvido, porque é tudo sobre júbilo, alegria, satisfação de estar atingindo seu objetivo, entende? NESSE NEGÓCIO (A MÚSICA) eu nunca tive um dia que pudesse chamar de um dia de “trabalho”, quer dizer, com a guitarra, nunca lutei nem me debati como num combate. Honestamente, PASSEI POR MUITOS DESAFIOS, muitos mesmo, mas quando me voltei para meus sentimentos sobre aquilo que faço, meu sucesso, ou velocidade, digo que nunca houve um dia de batalha em minha vida, porque para mim, tocar guitarra, sempre foi alegria e júbilo.”

Steve Vai Palestra 2

“[…] ENTÃO quebre a música em pedacinhos, e se for uma música clássica, aprenda um compasso de cada vez, até que esteja tocando a música. Talvez não a toque com grande virtuosismo, mas vai tocá-la, e é aí que você deve, perseverar, perseverar, perseverar e continuar tocando. É CLARO que primeiro você põe seus dedos em forma e tudo mais, mas então, uma vez que você “possua” esse pedaço da música (ou peça musical, nota do tradutor) então ela flui e muitas outras coisas surgem para você… É ESSA HABILIDADE… DE TORNAR-SE A MÚSICA.”

É isso aí galera. Foi um prazer traduzir a palestra do Steve Vai para vocês. Agora é só clicar no link abaixo para assistir o vídeo no Youtube e acompanhar com o texto acima. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=atGBKuCJ-Jc

Próximo post tradução de Steve Vai:  https://paintboxtalks.wordpress.com/2013/07/13/steve-vai-fala-sobre-seu-teste-para-tocar-com-frank-zappa/

Abraços Progressivos!!!

Tupi

From → Movie, Steve Vai

Deixe um comentário

