Skip to content

Um Filme Com O Verdadeiro Robert Johnson

24/06/2013

Robert Johnson On Film 1

Em um evento homenageando o Pai do Blues, o “Robert Johnson Tribute”, Robert Santelli trouxe à baila a discussão sobre o famoso filme em que aparecem imagens reais de Robert Johnson tocando, de forma singular, seu devastador blues. O filme abalou o mundo musical e levantou uma enorme onda de rumores e especulações. Stephen C. Lavere, apresentou o filme ao público, dizendo que a película fora anunciada por um comerciante de Memphis, envolta num clima de suspense e profundo mistério.

Robert Johnson On Film 2

Esse comerciante, Leo “Tater Red” Allred conta que o trecho em que Robert aparece, é o único fragmento que sobrou de um filme completo que continha cenas sobre acontecimentos rotineiros da época em que foi gravado. O dono de um cinema do Mississipi gravou cenas da cidade em que apareciam seus moradores e exibia a película entre uma sessão e outra de sua sala de cinema, e a audiência podia ver-se na tela, o que constituía-se em diversão e chamariz para o público da época. Robert Plant e Jimmy Page viram a cena de “Robert” e ficaram impressionados com a destreza do músico. A película é um registro valioso, pois é a mais antiga e única no mundo que mostra a performance de um bluesman do Delta. Assim, sendo ou não Robert Johnson, o filme é muito importante. Analisando as imagens, o bluesman está tocando em plena rua, ele toca seu violão e gaita de boca com um suporte do tipo usado por Bob Dylan, que deixa suas mãos livres para os acordes. No fundo está o Delta Theater e é possível ver o filme que está em cartaz. Estudiosos afirmam que o bluesman não pode ser Robert Johnson, porque o filme que está no cartaz foi lançado em 1942, e Robert morreu em 1938. Robert Lockwood (1915-2006) está na audiência e diz que não lhe parece ser Robert Johnson.

Robert Johnson On Film 3

Questionado por Stephen Lavere se aquele poderia ser Elmore James, Lockwood também nega. E quando Lavere insiste, perguntando por que então, anteriormente, Lockwood e outros bluesmen teriam dito que era mesmo Robert Johnson no filme, Lockwood sai pela tangente. Lavere encerra a discussão com as palavras de Lockwood, de quê, definitivamente, o cara no filme não é Robert Johnson “mas se parece muito com ele”. Leo Allred já pensa um pouco diferente, “só o diabo pode dizer se é ou não Robert Johnson, nós, alguns de nós dirão que sim, outros que não”.

Robert Johnson On Film 4

Eu acredito que sim, que é Robert Johnson, por vários motivos: o filme pode ser uma colagem, com cenas filmadas em épocas diferentes; as datas dos eventos podem estar incorretas, tanto da época de exibição do filme em cartaz, quanto da morte de Robert Johnson; e finalmente, a semelhança entre o guitarrista no filme e as imagens de Robert Johnson é indiscutível.

Veja o filme no link  http://www.youtube.com/watch?v=ZSV69BO2Uak

Veja fotos do local onde Robert Johnson encontrou-se o diabo e fez o Pacto: https://paintboxtalks.wordpress.com/2013/06/21/crossroads-veja-o-lugar-em-que-robert-johnson-fez-o-pacto/

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Anúncios

From → Movie, Robert Johnson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: