Skip to content

Nick Mason E A Banda Chimera: Mais Um Mistério Do Rock Prog

13/07/2013

Chimera Nick Mason Richard Wright 3

Foi em maio de 1968, em Roma, que tudo aconteceu. Nick Mason foi apresentado a duas garotas que sonhavam com o sucesso no meio musical: Lisa Bankoff (pianista) e Francesca Garnett (vocalista). Essas duas garotas compunham suas próprias músicas e tinham algumas delas gravadas em uma fita k7. Após conhecer o trabalho da dupla, Nick Mason resolveu empresariá-las, tendo David Gilmour como produtor. Pouco tempo depois Mason e Gilmour já haviam conseguido um contrato para as garotas: elas assinaram com a Blue Morgan (ou Morgan Bluetown’s) e formou-se a banda Chimera que incluiu mais três membros, entre eles Ian Milne nos teclados, o ano era 1969. Enquanto aconteciam as gravações e a formação da banda mudava a todo momento, o sêlo que os contratara fechou. Mason tentou outra gravadora mas não teve tempo para nada, pois a banda dissolveu-se.

Chimera Nick Mason Richard Wright 1

Outro agravante foi que após o término das gravações Lisa Bankoff sofreu um acidente de carro e não pôde andar por dois anos. Uma pena mesmo, pois vejam quem participava do projeto: Mal Luker (que hoje é um dos produtores de Piratas do Caribe), o baixista Nick South (Alexis Korner), Bob Weston na guitarra (ele foi parar no Fleetwood Mac), Roy Temro na bateria e os próprios Nick Mason e Rick Wright apareciam no álbum. Infelizmente tudo caiu no esquecimento, até que em 1980 foram achadas as gravações em cassete da banda Chimera. As músicas foram remasterizadas mas permaneceram arquivadas até 2001, quando o álbum foi finalmente lançado – 32 anos depois. Há duas faixas com Nick Mason e Richard Wright. De tudo o que havia sido gravado, sobreviveram apenas 19 faixas, entre elas Sad Song For Winter,Morning Sounds,Peru,Lady With Bullets In Her Hair,Sad Song For Winter,Come Into The Garden,Mary’s Mistery, e The Grail. Atualmente, da dupla, apenas Francesca permance entre nós. Lisa Bankoff já faleceu, bem como Roy Temro.

Chimera Nick Mason Richard Wright  Mistério

Não se sabe com certeza porque o trabalho da Chimera permaneceu na obscuridade por tanto tempo, mas ouvindo a banda é fácil perceber que uma verdadeira virada no cenário musical do final dos anos 60 e início dos setenta foi “abafada”. A banda Chimera poderia ter sido um novo norte, uma direção. Dá para juntar o Coven, o Renaiscence, o Fairport Convention e o Fleetwood Mac que não vai chegar nem perto do som dessa galera. A música do Chimera é influenciada pela psicodelia – como era tudo nos anos 60 e 70, do rock aos quadrinhos, da literatura à psicologia, da moda à filosofia – pelo estilo celta, folk, barroco, e contém uma coisa muito importante(além do espírito do rock progressivo), uma coisa que a globalização extinguiu de nossa época: o regionalismo. Misturando o acústico com o elétrico, vocais femininos inebriantes, sensuais, profanos e ao mesmo tempo ritualísticos, o som da Chimera é uma experiência única, que, assim como o álbum Smile, dos Beach Boys, foi misteriosamente solapado da história do rock. O álbum vem com as dez faixas oficiais (lançado primeiramente em vinil) e com mais nove demos (no CD que também contém um booklet com fotos e a história da banda).

Faixas: Come Into The Garden,Interlude,The Grail,Interlude,Sad Song For Winter,Interlude,Mary’s Mystry,Lady With Bullets In Her Hair(com Richard Wright no harpsichord – ou espineta),Black Hat Babe,Song In E,Episode At Telegraph Hill,Morning Sounds,Peru

Músicos: Lisa Bankoff,Francesca Garnett,Mal Luker,Bob Weston,Nick South,Roy Temro,Nick Mason(bateria em “The Grail”),Rick Wright(teclados em “Lady With Bullets In Her Hair”),Ian Milne

Para Saber mais, procure o livro que as garotas escreveram sobre sua aventura: “Making It: Famous Names And Silly Girls”.

Mais sobre Nick Mason no post: https://paintboxtalks.wordpress.com/2013/01/05/nick-masons-fictitious-sports-1982/

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Anúncios

From → Pink Floyd

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: