Skip to content

Steve Vai Fala Sobre Seu Teste Para Tocar Com Frank Zappa

13/07/2013

Steve Vai1

Então eu estava daquele jeito, com fome de ensaio, de aprender… e é disso que você precisa quando tem que trabalhar com o Frank (Zappa).Porque nos ensaios com Frank… você tem que estar focado, tem que estar totalmente presente… É brincadeira de gente grande, entende?Você tem que estar ligado nisso. E eu me lembro de minha audição com ele, porque ele me disse para aprender todas essas canções e vir, e quando vim para a audição, obviamente não toquei nenhuma delas pois não era disso que se tratava, mas, enfim, passei por cima disso…Mas então ele diz para mim: “Toque isso” e ele pega sua guitarra, e de forma crítica toca uma linha de solo, porque Frank tinha um estilo particular… não era um guitarrista virtuose por natureza, ele era mais visceral, sabe? Então ele toca e mostra o que quer e diz agora toque nesse tempo.

Steve Vai3

Você pensa “ok, é uma marcha”, e você tem que fazer exatamente como ele quer, senão, está fora, entende? Daí eu toquei como ele queria, e foi legal, haviam outros caras em volta olhando, e eu tinha só vinte anos… Daí ele diz “ok acrescente essa nota aqui, ó”, e ele mostra a nota e eu digo “ok” penso um pouco e acrescento a nota e ele diz “tá bom, agora toque isso em 7/8”, e eu toco, e em seguida ele diz “agora toque em 7/8 estilo reggae”, e eu penso um pouco e toco no estilo 7/8 reggae, e fica uma linha ridícula, nada a ver, uma coisa que nunca deveria ser tocada numa guitarra (risos). Aí ele diz “ok, agora acrescente essa nota”. Então olhei para ele e disse “Impossível”, porque era impossível, era impossível para qualquer um. Então Zappa põe a mão na cintura e diz, balançando a cabeça “Bem, ouvi dizer que Linda Ronstadt está procurando um guitarrista!” (risos)

Steve Vai5

… bem, considerando o foco, o centro daquilo que estávamos fazendo…tudo foi muito válido para mim quando fui para a Califórnia e comecei a ensaiar com Frank.

Veja o vídeo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=r6cplMM3d_Q

Veja também esse post sobre Steve Vai: https://paintboxtalks.wordpress.com/2013/06/18/traducao-da-palestra-como-ser-bem-sucedido-de-steve-vai/

Abraços Progressivos!!!

Tupi

From → Movie, Steve Vai

Deixe um comentário

