Skip to content

Harvey Pekar e Robert Crumb: BOB E HARV

20/08/2013

Robert Crumb Bob e Harv capa

Quer saber como é a vida em Cleveland? Conhecer detalhadamente a rotina, os amigos e os pensamentos de Harvey Pekar? Gosta de vinis? O Harvey tem uma coleção fantástica e quer vender alguns para você. Mas quem é Harvey Pekar? É exatamente sobre isso que fala a primeira história desse livro: o próprio Harvey diz quem ele é.

Robert Crumb Nome Harvey Pekar O próprio Robert Crumb conta no prefácio que esta é a única parceria que fez em toda a sua carreira.  Além de conhecermos todos os amigos de Harvey, ficamos sabendo como começou essa parceria – foi pura chantagem emocional de Pekar, Crumb não teve chance.

R Crumb Harvey Pekar American Splendor

E assim surgiu a revista em quadrinhos American Splendor, com roteiros de Harvey Pekar e arte de Robert Crumb – entre outros.

R Crumb Pekar American Splendor

Na introdução de Bob e Harv Dois Anti-Heróis Americanos, escrita por Laerte, descobri de onde eu já conhecia esse trabalho: Laerte publicou algumas histórias de Pekar e Crumb na revista Piratas do Tietê, em 1991. Depois que você lê algo de Harvey Pekar ou de Robert Crumb, você nunca mais esquece. Duas coisas podem acontecer: ou você se acha normal, ou descobre que não é o único esquisito.

Robert Crumb Harvey Pekar Discos Splendor

Harvey era um funcionário público que trambicava discos para completar sua renda. Ele tinha um amigo chamado Robert Crumb.

Robert Crumb Harvey Pekar Bob Hary contracapa

Nada foi fácil. Para nenhum dos dois. Se, até hoje, fazer quadrinhos underground é decidir se arriscar com um público seleto e exigente, imagine como era em 1970, quando HQ era coisa de “criança” e tinha que ser sobre super-heróis e patos e ratos falantes?

Robert Crumb Harvey Pekar American Splendor

Harvey consegue retratar com precisão o que nos acontece quando estamos numa fila de supermercado, por exemplo… e é engraçado, pois você pensa “puxa, é assim mesmo, é isso o que eu penso na fila do caixa do mercado”. Quem nunca recebeu uma visita inesperada de um amigo que só aparece quando está precisando de alguma coisa, não se importando de acabar com sua carreira, seu casamento e sua vida?

Robert Crumb Harvey Pekar Freddy Fim de semana

Não me pergunte como ele consegue…Harvey apenas sabe tudo. Ele sabe tudo. Já procurei escutas aqui em casa mas ainda não as achei. Mas eu tenho certeza que ele está espiando…como um cara que eu nem conheço pode saber tanto sobre mim? Essa é a sensação que você vai ter após essa leitura.

Robert Crumb Negociar Discos

Próxima: https://paintboxtalks.wordpress.com/2013/09/19/minha-vida-por-robert-crumb/

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Anúncios

From → Book

One Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Minha Vida, Por Robert Crumb | paintboxtalks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: