Skip to content

América de Robert Crumb: Sonho ou Pesadelo?

31/08/2014

AMÉRICA ROBERT CRUMB 2

Os quadrinhos de Crumb incendiaram os movimentos de contracultura desde os anos 60, quando explodiu o movimento hippie da geração Power Flower.

AMERICA ROBERT CRUMB 4

Pregando a paz ao invés da guerra, o amor livre ao invés da rígida edicação da época, e o uso de drogas para abrir a mente e intensificar a experiência espiritual através da música,

AMERICA ROBERT CRUMB 6

os hippies causaram uma profunda mudança na sociedade ao final da década de 60 e início da década de 70.

AMERICA ROBERT CRUMB 5

O sonho de paz, amor, igualdade e liberdade soou nos quatro cantos do mundo pelos alto-falantes dos rádios e dos aparelhos de som; nas roupas artesanais, nos enfeites, na televisão, nos jornais e nos meios estudantis. Mas quando aquela mesma geração, a geração do sonho, amadureceu, então… o sonho acabou.

AMERICA ROBERT CRUMB 7

Os que sobreviveram à avalanche de drogas, bebida, sexo e loucuras, tornaram-se os precursores da América moderna, ou seja, eles se transformaram em tudo aquilo que combatiam.

AMERICA ROBERT CRUMB 9

De hippies, passaram a chamar-se Yuppies, ricos ou da nova classe média, reergueram a estrutura social hipócrita que haviam derrubado e seguiram em frente como se nada houvesse acontecido.

AMERICA ROBERT CRUMB 10

A sociedade aplicou etiquetas caras aos jeans e as novas roupas já saem surradas das lojas. As bijouterias tornaram-se caras, surgiu uma indústria musical e cinematográfica que passou a vender o sonho dos hippies a preços altos e nada melhorou: tudo piorou.

AMERICA ROBERT CRUMB 12

América é uma coleção de trabalhos de Robert Crumb, lançada em 2004, que expõe e critica todo esse contexto e, pelas datas nas histórias, abrange o período que vai de 1973 a 1993. O autor nos mostra como fica cada vez mais difícil para o americano comum realizar seus sonhos e como mergulhamos cada vez mais num mar de lixo – literalmente – e depressão – economicamente.

AMERICA ROBERT CRUMB 14

Ao longo de seus textos surgem bizarros personagens, como o Cabeça de Cebola,

AMERICA ROBERT CRUMB 15

Frosty o Boneco de Neve,

AMERICA ROBERT CRUMB 18

os Bombados Barra-Pesada

AMERICA ROBERT CRUMB 19

e o Ganso e a Gansa, e Patrícia Pig.

AMERICA ROBERT CRUMB 25

Crumb não deixa de expressar sua visão das cidades do futuro e aborda a discussão da existência de discos-voadores.

AMERICA ROBERT CRUMB 16

N’Os Bombados, Crumb expressa sua opinião sobre o abuso de poder das autoridades e sobre a confusão interna nos círculos de poder;

AMERICA ROBERT CRUMB 22

enquanto deixa à cabo de um casal de gansos uma conversa trivial sobre o dia-a-dia de uma família convencional. Mas ele destila seu veneno na história “Entrega do Oscar” e desce a lenha na indústria cinematográfica.

AMERICA ROBERT CRUMB 26

Em “Lenore Goldberg E Suas Garotas Soldado” vemos os quadrinhos que Crumb mais gosta de desenhar: com sexo, garotas robustas e uma boa dose de machismo.

AMERICA ROBERT CRUMB 30

AMERICA ROBERT CRUMB 38

Também tem espaço para discussões sobre rascismo e religião,

AMERICA ROBERT CRUMB 17

e Crumb escreve sobre negros e judeus, na disputa do poder político nos EUA. A série de histórias termina com aquela famosa sequência de desenhos de Crumb em que ele mostra a mudança de uma paisagem ao longo dos anos, o campo transformando-se em estrada, vila, cidade, metrópole e novamente em campo.

AMERICA ROBERT CRUMB 51

Alguns dos textos de Crumb são cruelmente proféticos e constatar que seu humor negro tornou-se um espelho da realidade é algo confuso e aterrador. Seria Robert Crumb um visionário ou eu estou cego perante o óbvio?

AMERICA ROBERT CRUMB 41

Abraços Progressivos!!!

Tupi

AMERICA ROBERT CRUMB 50

 

Anúncios

From → Book

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: