Skip to content

A Comédia Trágica de MR PUNCH – 1994 – Neil Gaiman e Dave McKean

29/09/2014

MR PUNCH 1

Punch e Judy fazem parte do folclore tradicional britânico como personagens de espetáculos de teatro de bonecos, e inspiraram Gaiman e McKean nessa novela gráfica espetacular.

MR PUNCH 5A

É preciso ler a obra pelo menos umas três vezes: na primeira vez prestando atenção ao texto, na segunda apreciando o trabalho de Mckean, e uma última vez para fazer a síntese de tudo e entender a história. É preciso ler todas as observações e notas para sacar os detalhes da história e seu contexto. Tudo acontece nas memórias infantis e nebulosas do personagem,

MR PUNCH 8

um garoto que vai pescar com seu avô e encontra na praia deserta o palco armado para a apresentação do espetáculo de bonecos Punch e Judy.

MR PUNCH 6

Punch aparece como um boneco cruel que joga o próprio bebê para fora do palco e bate em sua esposa com um pedaço de pau. Ele nunca se emenda e é muito cruel, causando revolta nas crianças que assistem o espetáculo. Entre uma apresentação e outra, o garoto recorda-se de seus parentes – tios, avôs e avós – e revela ao leitor suas dúvidas sobre o passado familiar, com doenças inexplicadas, relacionamentos desfeitos sem explicação, brigas e segredos por trás de histórias mal contadas.

MR PUNCH 10

Na verdade tudo é um drama que se mistura ao teatro de bonecos sem deixar claro qual recordação é Punch e Judy e qual recordação é familiar, pois os textos se confundem na cabeça do menino.

MR PUNCH 4

É impossível não se envolver nesta história melancólica, nesta volta ao passado não vivido e cheio de perguntas não respondidas.

MR PUNCH 7

O universo do imaginário de Dave Mckean salta aos olhos como uma brisa fria na praia, e as palavras de Neil Gaiman nos fazem caminhar pela manhã úmida.

MR PUNCH 12

Abraços Progressivos!!!

Tupi

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: